top of page

A Associação Gaúcha de Consórcios Públicos realiza a primeira reunião interiorizada


Na manhã de quarta-feira, dia 12 de setembro, ocorreu no auditório da Antônio Meneghetti Faculdade em Restinga Sêca, a primeira reunião de trabalho interiorizada da Associação Gaúcha de Consórcios Públicos – AGCONP. A Asssociação foi criada em 2006 a fim de estabelecer um fórum de intercâmbio entre os consórcios intermunicipais e fortalecer sua representatividade perante outros entes públicos e privados. Atualmente, a AGCONP conta com 15 consórcios associados.

O Consórcio Intermunicipal da Região Centro de Estado/RS – CI/Centro de Santa Maria foi o antifrião da primeira reunião interiroizada. A partir de agora, os Consórcios passaram a receber esses eventos em suas regiões, proporcionando a aproximação dos entes consorciados e possibilitando a discussão de assuntos regionais, assim como, o planejamento de ações de interesse público.

O evento controu com a particaipação de presidentes, diretores e de prefeitos da região central. Na oportunidade, foram tratados de assuntos ligados a contratação de operações de crédito, como o financiamento de Energia Fotovoltaica para Consórcios; soluções em segurança da informação voltadas a administração tributária e fiscal dos municípios - NFSe, DESIF, ADM-P, dentre outros assuntos.

Além disso, o Presidente da AGCONP e Prefeito de Venâncios Aires, Sr. Giovane Wickert, comentou e convidou os presentes a participar do encontro Técnico do Ministério do Turismo, BNDES, BRDE e SEBRAE, que acontecerá nos dias 17 e 18 de setembro em Canela/RS, bem como, a elaboração de uma “Carta dos Consórcios Públicos do RS”, para os candidatos ao Governo do Estado, no qual será encaminhado alguns pedidos como: aproximação dos Consórcios Públicos do Governo do Estado, demostrando a importância destas instituições regionais; Comprometimento dos candidatos com a destinação de recursos Orçamentários e Extra-Orçamentarios e a priorização dos repasses de recursos SUS e demais pagamentos aos Consórcios.

No término do evento, a Ex-Prefeita de São João do Polêsine, Srª. Valserina Maria Bulegon Gassen contou um pouco da história do Recanto Maestro e de seu idealizador Sr. Antônio Meneghetti, salientando questão do turismo na região da Quarta Colônia. O Prefeito de Restinga Sêca e Presidente do CI/Centro, Sr. Paulo Ricardo Salerno também comentou da importância da reunião e destacou a relevância dos assuntos abordados no evento, e que a AGCONP e os Consórcios Públicos estavam de parabéns por essas importantes iniciativas em busca de soluções regionais aos municípios, reduzindo despesas e viabilizando ações importantes na saúde, turismo, educação, entre outras atividades.

2 visualizações0 comentário
bottom of page