top of page

Agconp Lidera Conquista Histórica para a Saúde Pública nos municípios

Nesta quinta-feira, 14 de dezembro, a Associação Gaúcha de Consórcios Públicos (Agconp) protagonizou um marco significativo para a saúde pública do Rio Grande do Sul ao liderar a assinatura de convênios entre 12 consórcios intermunicipais e a Secretaria Estadual da Saúde (SES). O evento contou com a presença da prefeita de Fortaleza dos Valos e presidente da Agconp, Márcia Rossato Fredi, da secretária de Saúde do RS, Arita Bergmann, do secretário do Trabalho e Desenvolvimento Profissional do RS, Gilmar Sossella, do deputado estadual Edivilson Brum, da diretora-executiva da Agconp, Elizabete Rolim, do assessor jurídico John Régis Gemelli e de Cássio Nunes Soares.


O convênio, liderado pela Agconp, possibilitará a contratação de 26 médicos reguladores para reforçar a gestão compartilhada do Sistema de Gerenciamento de Consultas (Gercon) da SES. A iniciativa, que representa um investimento mensal de R$ 390 mil em recursos estaduais, visa ampliar a regulação médica em consórcios públicos intermunicipais, otimizando o agendamento de consultas especializadas.


Presidente da Agconp, Márcia Rossato Fredi, Destaca Avanço Significativo


A presidente Márcia Rossato Fredi foi peça fundamental nessa conquista histórica para a saúde do estado. "A assinatura do convênio foi uma construção de todos. Para nós, enquanto Associação, foi um ano de muito trabalho para estarmos ajudando ainda mais o estado na regulação das consultas, exames e cirurgias", ressaltou Fredi.


Ela enfatizou que a parceria entre os consórcios, representados pela Agconp, e o estado é fundamental para agilizar o atendimento na área da saúde, contribuindo para reduzir a demanda existente nos municípios. A presidente da Agconp também salientou que o convênio simplifica a contratação de médicos reguladores, abordando uma realidade enfrentada por muitos municípios gaúchos.


Consórcios Envolvidos e Abrangência Municipal


Os 12 consórcios públicos intermunicipais que firmaram os convênios, representados pela Agconp, abrangem um amplo espectro de municípios gaúchos. Dentre eles, destacam-se CI-Jacuí, CIMAU (Alto Uruguai), CIRENOR (Região Nordeste), CISA Noroeste, CISVALE (Rio Pardo), COMAJA (Alto Jacuí e Serra), CONSIM (Novo Barreiro), CISGA (Serra Gaúcha), CISCAÍ (Vale do Caí), CICS (Centro-Sul), COIS (São Luiz Gonzaga) e CONSISA (Vale do Taquari).


Sistema de Gerenciamento de Consultas (Gercon)


O Gercon, desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) e adotado no município em 2017, organiza o primeiro acesso a consultas especializadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A SES concluiu o processo de interiorização do sistema em dezembro de 2022, proporcionando um aumento expressivo no número de primeiras consultas no estado.


O avanço conquistado destaca a relevância da atuação conjunta entre consórcios intermunicipais, representados pela Agconp, e órgãos estaduais, impulsionando melhorias significativas na gestão da saúde pública.


39 visualizações0 comentário
bottom of page